sábado, 25 de outubro de 2014

● Helder deve ser o novo governador do Pará, se mantém na frente nas principais pesquisas

HELDER TEM 12,5 PONTOS DE VANTAGEM SOBRE JATENE
O candidato do PMDB, Helder Barbalho, abriu 12,5 pontos de vantagem sobre o governador tucano Simão Jatene, candidato à reeleição, considerando os votos válidos, segundo a nova rodada de pesquisas do Instituto Iveiga. Considerando os vctos válidos, Helder tem 56,2% contra 43,7% das intenções de voto para Jatene. Os votos válidos são calculados descartando os votos brancos e nulos e os indecisos. Os votos válidos são considerados pelo Tribunal Regional Eleitoral para definir o real percentual de votos dos candidatos.
Na pesquisa estimulada, o peemedebista atingiu 11,1 pontos de vantagem em relação a Jatene. Os dados mostram que Helder Barbalho tem 49,8% das intenções de voto, enquanto Jatene acumula 38,7%. Os votos brancos e nulos somam 6% e 5,6% não souberam ou não responderam. Na pesquisa estimulada,, os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados para que façam a sua escolha.
Na pesquisa espontânea – quando o eleitor precisa lembrar do nome dos candidatos -, Helder também lidera. Nesse caso, Helder tem 48,8% e Jatene, 38,3%. Os brancos e nulos somaram 5,8% e os eleitores que não souberam ou não opinaram chegaram a 7,2%. O IVeiga mediu também a expectativa dos eleitores em relação aos resultados da eleição de amanhã. A maioria dos ouvidos acredita que Helder vencerá a disputa. O percentual dos paraenses que acreditam na vitória do candidato do PMDB chegou a 54,5%. Apenas 32,8% dos entrevistados disseram acreditar que Jatene será o vencedor.
O IVeiga ouviu 2 mil eleitores entre os dias 20 e 24 de outubro nos municípios de Santarém, Monte Alegre, Breves, Portel, Afuá, Muaná, Belém, Ananindeua, Abaetetuba, Cametá, Bragança, Capanema, Moju, Igarapé-Miri, Tomé-Açu, Acará, Viseu, Marabá, Parauapebas, Tucuruí, Paragominas, Redenção, Itaituba e Altamira.
A pesquisa está registrada no TRE com o número 00053/2014. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2.2 pontos percentuais para mais ou para menos. O IVeiga é coordenado pelo cientista político Edir Veiga e foi o único a acertar os resultados das eleições no primeiro turno desde o início da campanha eleitoral deste ano.
PRESIDÊNCIA
A candidata à reeleição Dilma Rousseff também lidera a corrida eleitoral no Pará. Levando em conta apenas os votos válidos, Dilma aparece com 56,8% das intenções de voto. O adversário, o tucano Aécio Neves, tem 43,3%. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar o que quiser, apenas com coerência e sem ataques pessoais.