sábado, 18 de abril de 2015

● Leia o Causo dos Curiós de Ouro do caboclo passarinheiro que sumiram da SEMMA em Santarém

O CAUSO DOS CURIÓS DE OURO QUE SUMIRAM DA SEMMA EM SANTARÉM

Era sábado de sol em Santarém (20) de dezembro de 2014, logo pela manhã, no QG da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a agente Lauria Sousa, reunia sua equipe para ir checar uma denuncia de que passarinheiros estavam na rodovia Fernando Guilhon.

Passarinheiro é o caboclo que tem por mania criar passarinhos, e na Amazônia isso é comum, o pássaro mais cobiçado depois do Uirapuru é o Curió, que custa uma fortuna no mercado de contrabando de animais silvestres, então surge na história Edson Magalhães.

Edson é passarinheiro e tinha três curiós em uma gaiola, que cuidava como quem cuida de uma pequena fortuna, matreiro, conseguiu o primeiro pássaro no mercado negro e depois esse passarinho agarrou outros dois, aumentando assim a fortuna do caboclo.

Para pegar Curió é o seguinte: leva-se a gaiola com um Curió para a mata fechada e deixa ela dependurada em uma arvore - o passarinheiro fica camuflado por perto, o Curió da gaiola começa a cantar bonito, atrai outro que pode ser fêmea ou macho e o bicho ao encostar na gaiola, o prisioneiro agarra ele e não solta até que o passarinheiro chegue e capture o refém do Curió prisioneiro.

Os agentes avistaram o passarinheiro que tentou correr, mas foi alcançado pelos bate paus da agente Lauria e autuaram o caboclo Edson, mas não aplicaram multa nenhuma, apenas apreenderam seus três curiós de ouro exigindo que ele comparecesse na SEMMA.

Esses animais presos em cativeiros não podem ser soltos na mata pelos agentes da SEMMA, eles são levados para o ZOOFIT, um zoológico de uma faculdade de Santarém, onde os biólogos avaliam o estado dos animais e fazem todos os procedimentos necessários para salvar os bichos, ficam um tempo em observação depois voltam para a natureza. 

O caboclo passarinheiro, vendo sua fortuna ser levada pelos agentes da SEMMA que lhe perdoarem, pois não aplicaram nenhuma multa, ficou desconfiado de que os agentes estavam com algum instinto traquino e passou a monitorar seus bichinhos de ouro.

Uma 'passarinho verde', como diz o caboclo, soprou para o Edson que seus Curiós haviam sumido da SEMMA- sumiram, desapareceram, escafederam-se, ele então foi até a Secretaria de Meio Ambiente saber se já haviam levado os bichos para o Zoofit.

Um agente, chamou ele de bandinha, e disse no pé do ouvido do caboclo: "olha, vai embora daqui, porque a multa é de R$ 15 mil reais por cada Curió, então esquece isso, a gente te perdoou  e casca fora daqui, se não tu vai ser multado", Edson ficou doido.

Foi no Zoológico da FIT e constatou que os bichos dele nunca apareceram por lá, então procurou o vereador Silvio Amorim PRTB, defensor dos passarinheiros, e contou o fato, foi que o vereador mandou este documento aí em baixo para saber sobre os Curiós.

Por incrível que pareça, desde o dia (2) de março que o vereador Silvio Amorim, que é presidente da comissão de meio ambiente da Câmara, pede informações sobre os Curiós de ouro do caboclo passarinheiro Edson Magalhães, mas ninguém sabe, ninguém viu...

Veja o pedido de informação do vereador Silvio Amorim 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar o que quiser, apenas com coerência e sem ataques pessoais.