MARQUETEIRO RETIFICOU DECLARAÇÕES DE 2010 A 2014 À
RECEITA EM MEIO À LAVA JATO
O publicitário João Santana, marqueteiro das campanhas
presidenciais de Lula (2006) e de Dilma (2010 e 2014), retificou em 2015 todas
as Declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) dos anos-calendário de
2010, 2011, 2012, 2013 e 2014. Ele incluiu em sua prestação de contas à Receita
participação societária em empresas de comunicação constituídas em El Salvador,
na República Dominicana, no Panamá e na Argentina. A retificação ocorreu
em meio ao avanço da Operação Lava Jato, inclusive quando o próprio marqueteiro
e supostos repasses de propinas de empreiteiras para o PT – seu maior cliente
-, em forma de doação eleitoral, já eram alvos da Polícia Federal. Os
dados tributários de Santana constam do documento intitulado Informação de
Pesquisa e Investigação, produzido pela Receita e encartado nos autos da
Operação Acarajé, deflagrada segunda-feira, 22, por ordem do juiz federal
Sérgio Moro. Santana e sua mulher, Monica Regina Moura, estão presos. O
rastreamento da Receita atendeu à ordem de Moro, de 21 de outubro de 2015, que
deferiu a quebra de sigilo fiscal do marqueteiro e da mulher no período
compreendido entre 1.º de janeiro de 2004 a 21 de setembro de 2015. No
relatório da Receita, o casal consta como ‘indiciados’. São alvos do mesmo
procedimento duas agências de João Santana, a Polis Propaganda e Marketing Ltda
e a Santana & Associados Marketing e Propaganda Ltda. O documento destaca o
capítulo ‘Declarações Retificadoras’. Qualquer contribuinte pode, a qualquer
tempo, adotar tal procedimento, mas chamou a atenção dos investigadores da
Acarajé o fato de Santana ter feito a retificação em 2015, no auge da grande
investigação sobre o esquema de corrupção na Petrobrás. Em sua retificação
ele acrescentou empresas no exterior que não foram comunicadas nas Declarações
originais. Na declaração de 2010 , o marqueteiro registrou participação na
empresa Polistepeque Comunicaciony Marketing S.A., estabelecida em El Salvador
e constituída em 4 de junho de 2009, com capital de US$ 2 mil. Santana informou
o Fisco que sua parte é equivalente a 60% do capital da empresa, ou US$ 1,2
mil. Leia mais no Estadão.
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