quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

● PESQUISA REGISTRADA NO TRE – Em Santarém Paulo Barrudada aparece na frente do atual prefeito Alexandre Von – A pesquisa traz dados interessantes sobre a corrida pelo trono do Palácio Jarbas Passasrinho



Paulo Barrudada larga na frente na corrida eleitoral em Santarém

Na 1ª pesquisa registrada no TRE, empresário desponta na frente


Em primeira pesquisa realizada neste ano e registrada, através do número 07441/2016, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Instituto Doxa apontou o empresário Paulo Barrudada em primeiro lugar na corrida à Prefeitura de Santarém. Encomendada pelo Jornal “O Impacto” a pesquisa aconteceu de 15 a 19 deste mês, sob responsabilidade do estatístico Luiz Carlos Feitosa (CONRE/9477).
De acordo com o Instituto Doxa, durante a pesquisa 621 pessoas foram entrevistadas em vários pontos de Santarém, com margem de erro de 4% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. Se a eleição fosse hoje o empresário de hotelaria, Paulo Barrudada, venceria a eleição.
O Doxa informou que a metodologia utilizada foi de pesquisa eleitoral do tipo quantitativo categórico, aleatório e estratificado domiciliar por cotas de sexo e idade, área geográfica detalhamento feito com amostragens mediante aplicação de questionários estruturados por pessoal treinado levando em consideração parâmetros populacionais, tendo como universo (total) o eleitorado do município de Santarém.
Na questão espontânea em que não é apresentado nenhum nome ao entrevistado, Paulo Barruda aparece em primeiro lugar com 15,3%, em segundo Alexandre com 7,5% das intenções de voto; em terceiro Lira Maia, 3,2%; em quarto lugar Nélio Aguiar, 2,9%. Depois aparecem Márcio Pinto, Chapadinha, Antonio Rocha, Socorro Pena, Maria do Carmo, José Maria Tapajós dentre outros com índices abaixo de 0,3%. Os indecisos somam mais de 58%.
Gráfico 01: Intenção de voto (Espontânea)
Pesquisa EspontâneaFonte: Pesquisa de Campo/Doxa
Quanto à questão estimulada, em que é apresentado os nomes dos pré-candidatos, Paulo Barrudada permanece em primeiro lugar com 33,0%, em segundo se destacam empatados tecnicamente, Alexandre Von e Nélio Aguiar, 14,6% e 14,2%, respectivamente. O deputado federal Chapadinha vem em terceiro lugar, 6,6% seguido por Antonio Rocha, 5,4%; em quinto lugar aparece Socorro Pena, 2,4%; em sexto Olavo Neves, 1,5%; em sétimo lugar vem Alisson Pontes com apenas 1,0% das intenções de voto. Os votos flutuantes (branco/nulo/indecisos) somam 21,3%.
Gráfico 02: Intenção de voto (Estimulada)
Pesquisa Estimulada Fonte: Pesquisa de Campo/Doxa
Quanto à rejeição geral entre os pré-candidatos, Alexandre Von é o mais rejeitado com 41,5%; o segundo mais rejeitado é Chapadinha, 11,9%; em terceiro lugar em rejeição vem Antonio Rocha, 11,2%. Socorro Pena aparece como a quarta mais rejeitada. Paulo Barrudada em quinto lugar em rejeição, 2,9%. Os menos rejeitados são Alisson Pontes, Nélio Aguiar e Olavo das Neves.
Gráfico 03: Rejeição geral de pré-candidatos (Estimulada)
Rejeição geral de pré-candidatos (estimulada) Fonte: Pesquisa de Campo/Doxa
SEGUNDO TURNO: ALEXANDRE X BARRUDADA
Na possibilidade de haver segundo turno em Santarém, Doxa fez três simulações. Numa primeira disputa entre Paulo Barrudada e Alexandre Von, o empresário Paulo Barrudada ganharia com mais de 58% contra 18,6% de Alexandre Von.
Gráfico 04: Segundo Turno Alexandre x Barrudada
Segundo turno - Alexandre x BarrudadaFonte: Pesquisa de Campo/Doxa
NÉLIO AGUIAR X BARRUDADA
Entre Paulo Barrudada e Nélio Aguiar, Paulo ganharia com mais de 50% dos votos. Nélio ficaria com 25,4%.
Gráfico 05: Nélio Aguiar x Paulo Barrudada
Nélio Aguiar x Paulo Barrudada Fonte: Pesquisa de Campo/Doxa
NÉLIO AGUIAR X ALEXANDRE VON
Na hipótese de num segundo turno disputarem Nélio Aguiar e Alexandre Von, Nélio derrotaria Alexandre com 42,4% contra 18,0% de Alexandre Von.
Gráfico 06: Nélio Aguiar x Alexandre Von
Nélio Aguiar x Alexandre Von Fonte: Pesquisa de Campo/Doxa
MELHOR VICE
Doxa testou entre sete nomes, qual seria o melhor vice-prefeito para a cidade de Santarém. Nélio Aguiar aparece em primeiro lugar com mais de 29% de preferência. O segundo colocado se destaca Marcela Tolentino, 11,4%; o terceiro em preferência do eleitor é José Maria Tapajós, 8,8%. Fabrícia Barrudada vem em quarto lugar como a melhor vice, 7,6%. Em quinto, Antonio Rocha, 5,9%; em sexto, Reginaldo Campos, 4,7% e em sétimo lugar, Carlos Martins, 1,9%.
Gráfico 07: Quem seria o melhor vice pra Santarém
Melhor vice para Santarém Fonte: Pesquisa de Campo/Doxa
AVALIAÇÃO DO GOVERNO ALEXANDRE VON
A reprovação (ruim/péssimo) do trabalho que Alexandre vem desenvolvendo em Santarém é de 44,6%. A aprovação (excelente/bom) é de 12,5%. A avaliação regular é de 38,5%.
Gráfico 08: Avaliação Governo Alexandre Von
Avaliação do governo Von Fonte: Pesquisa de Campo/Doxa
O governo Jatene, em Santarém, é reprovado por 58,0% (Ruim/péssimo); sua aprovação é de apenas 8,1%. A avaliação Regular soma 27,1%.
Gráfico 09: Avaliação Governo Jatene
Avaliação do governo JateneFonte: Pesquisa de Campo/Doxa
Por: Manoel Cardoso
Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar o que quiser, apenas com coerência e sem ataques pessoais.