sábado, 23 de abril de 2016

● Estudante de Oriximiná é a melhor do Brasil em escrever cartas – Ela foi a campeã da 45° edição do Concurso Internacional de Cartas, que é realizado no Brasil pelos Correios – Laryssa da Silva Pinto vai disputar agora a etapa Internacional do Concurso

ESTUDANTE DE ORIXIMINÁ VENCE ETAPA NACIONAL DE CONCURSO DE CARTAS
Laryssa da Silva Pinto foi a campeã da 45° edição do concurso.
Concurso Internacional de Cartas, é realizado no Brasil pelos Correios.
Uma estudante de Oriximiná, no oeste do Pará, venceu a etapa nacional do Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Laryssa da Silva Pinto foi a campeã da 45ª edição do concurso. A aluna tem 15 anos e cursa o primeiro ano do ensino médio na Escola Pública Professor Jonatas Pontes Athias. O tema deste ano foi "Escreva uma carta a você mesmo aos 45 anos". A divulgação do resultado saiu nesta sexta-feira (22).

Conforme Laryssa, essa é a segunda vez que participa do concurso, sendo que em 2014,  ficou em terceiro lugar na etapa estadual. “Eu conheci o concurso em 2014 e conquistei o terceiro lugar estadual. Eu conheci o concurso pela minha professora e a proposta da redação era escrever uma redação sobre a influência da música em sua vida, não conseguimos avançar e esse ano nós tentamos novamente e eu consegui”.
A redação de Laryssa agora vai representar o Brasil na etapa internacional, que será realizada em Berna, na Suíça. O Brasil já venceu a fase internacional, que acontece desde 1972, em três oportunidades e é o 2º país em número de vitórias, atrás apenas da China, com cinco.

Ainda segundo Laryssa, além de saber escrever é preciso ter um currículo bom para poder participar do concurso. “O processo de inscrição tem que ter antecedentes, você sabe redigir um texto, a leitura, a tentativa de escrita. Eu sempre fui adepta a leitura, pois ela incentiva a imaginação e a ter senso crítico” explicou.

O resultado da etapa internacional não tem data definida para a divulgação. O candidato que ganhar receberá a notificação por e-mail.

Informações sobre o concurso
Mais de 2.600 escolas públicas e particulares, em todo o Brasil, participaram do concurso deste ano com 4.419 redações de estudantes de até 15 anos, cerca de 700 redações a mais do que em 2015. Escolhida por uma comissão julgadora com representantes dos Correios, Ministério das Comunicações, Unesco do Brasil e Ministério da Educação. Laryssa receberá R$ 5 mil e troféu, em cerimônia realizada em Brasília. A escola receberá R$ 10 mil e troféu. (G1 SANTARÉM)

2 comentários:

Fique a vontade para comentar o que quiser, apenas com coerência e sem ataques pessoais.