segunda-feira, 2 de maio de 2016

● PREFEITO SEM CORAÇÃO – Em Uruará o prefeito Banha, em plena crise, demitiu pelo menos uns 300 servidores do município – São pais e mães de família que não vão ter como colocar na mesa o pão de cada dia de seus filhos... Deus ajude esse povo!

PREFEITO DETERMINA DEMISSÃO DE PROFESSORES E CENTENAS DE OUTROS SERVIDORES, EM URUARÁ
Everton Moreira Banha deverá demitir cerca de 250 a 300 servidores
A história de horror do setor público no município de Uruará ganha mais uma página. O Município vive dias tempestivos com população sendo castigada por decisões e atitudes do poder público municipal. Os acontecimentos mais recentes a serem contados desta história é o atraso salarial dos servidores públicos.
No início da semana passada as escolas decidiram paralisar após professores cruzarem os braços e se negarem a dar aulas por estarem sem receber salários há três meses. Com o movimento de paralisação iniciado pela categoria, pais de alunos e alunos vêm demonstrando apoio aos educadores, mas o movimento desagradou o Executivo Municipal que em reunião ocorrida na quinta-feira, 28, o prefeito Everton Vitória Moreira, o Banha (SD), determinou aos diretores das escolas do Município que providenciassem uma lista de professores (contratados) para que estes fossem demitidos, informação confirmada pelo coordenador do Sintepp – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará – Subsede de Uruará, professor Avanildo Moreira, também amplamente mencionada durante sessão ordinária tumultuada na Câmara de Vereadores de sexta-feira, dia 29 de abril.
Alguns diretores se recusam a produzir a lista indicando quais professores de suas escolas deverão ser demitidos, e o Sintepp repudia a decisão do Prefeito de demitir educadores, segundo informou o coordenador do Sindicato, Avanildo Moreira. Caso se confirme a demissão em massa na educação, centenas de professores, cerca de 250 a 300 servidores (que desde janeiro de 2016 não recebem salários) serão demitidos e milhares de alunos poderão ficar sem estudar.
De acordo com fontes seguras, além da demissão de professores, o prefeito Everton Banha anunciou na reunião, ocorrida durante a tarde de quinta-feira, 28, que 50% dos funcionários da Prefeitura (servidores públicos municipais) serão demitidos, inclusive da saúde, como agentes comunitários de saúde.
Um movimento dos servidores da educação municipal, coordenado pelo Sindicato, está acontecendo nesta segunda-feira, 2 de maio, em frente à prefeitura municipal, quando, na ocasião, acontecerá uma Assembléia geral dos servidores da educação ao ar livre, no estacionamento da Prefeitura. A Assembléia é motivada pela iminente demissão em massa, salários atrasados, entre outros motivos, segundo informou o Sintepp local.
Os servidores públicos municipais por várias vezes já recorreram à Câmara Municipal de Vereadores, mas tem barrado na base governista composta por 8 vereadores que defendem as ações do Prefeito, consideradas, por muitos, arbitrárias.
Na sexta-feira, 29, estava prevista a votação de mais um pedido de afastamento do prefeito Everton Banha, mas como a maioria dos vereadores não compareceu à sessão, não deu quorum e a votação não aconteceu, o que revoltou pais de alunos, educadores e representantes da sociedade em geral que estavam presentes. Houve bate boca e troca de acusações, por pouco não houve agressões físicas.
Até o momento nem a Secretaria de Educação nem a Prefeitura Municipal se manifestou sobre o assunto.
Dia do Trabalhador em Uruará não teve o que comemorar, pelo menos para os servidores públicos municipais.
A história segue sendo escrita e estaremos atentos às próximas páginas.
Fonte: RG 15/O Impacto e Uruará em Ação


Um comentário:

  1. EitA povo quem poderá ajudar vcs agora na verdade apostaram no demônio como salvação da cidade e agora não tem salvação

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar o que quiser, apenas com coerência e sem ataques pessoais.