quinta-feira, 2 de março de 2017

● O Blog recebeu o excelente texto do Blogueiro Pescador de Literatura,o santareno Rômulo Viana que desmistifica a folia do Mascarado Fobó de Óbidos

● O LADO CULTURAL DO CARNAPAUXIS
O carnaval da cidade de Óbidos é singular por apresentar uma cultura de resgate e preservação dentro do conceito de carnaval da cidade. A cultura popular, cuja a expressão máxima é seu Mascarado Fobó, persiste a aculturação baiana expressa no ritmo frenético do forró elétrico, ou dos sucessos anuais do carnaval baiana. Os blocos, os responsáveis por fazerem a alegria dos brincantes, assumem temas e expressam-se por meio de um “desfile” temático onde a cultura, verdadeiramente local, é representada. Alas, comissão de frente, porta estandarte, rainha... fazem parte dos blocos. E o principal deles: O Mascarado Fobó.
Sobre este personagem a melhor definição diz que: “é um misto de risos, medo, admiração e alegria; ora causa espanto às crianças que o temem por suas bexigas, ora causa risos, mas também, aguça a ira das pessoas que, banhadas em suas portas ou nas esquinas, recebem do Fobó polvilhadas de Maisena”. 
E ao som das músicas próprias dos blocos os brincantes bailam pelas ladeiras estreitas da cidade até o destino final denominado de “Fobódromo”, onde a festa continua (na maior parte das vezes ao som do forró elétrico).
Contudo, o Carnapauxis ainda se configura como expressão cultural carnavalesca amazônica. 
(De Santarém do Pará – A Pérola do Tapajós - Autointitulado Pescador de Literatura. Formado em Letras pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar o que quiser, apenas com coerência e sem ataques pessoais.