terça-feira, 22 de agosto de 2017

No fim da festa magnífica, veio uma chuva de granizo sobre a cidade, para fechar com chave de ouro o melhor Círio de todos os tempos da nossa Princesa do Trombetas.

● A FESTA DE SANTO ANTÔNIO EM ORIXIMINÁ FOI UM SUCESSO, NO FINAL CHOVEU ATÉ GRANIZO PARA MARCAR O EVENTO

Este Círio 2017 de número 71 em Oriximiná PA, superou todos os eventos da história da 
festa do Padroeiro dos oriximinaenses, o prefeito Ludugero Tavares com uma visão empreendedora turística, investiu em estrutura, e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, José Ubirajara(Bira) formatou o espetáculo da romaria das águas, em um atrativo turístico internacional.

O que vi em Oriximiná, foi a tentativa do prefeito de oxigenar o principal evento religioso e cultural do município, potencializando um campo de negócios, uma festa de atrativos que começou com a chegada dos turistas, sendo recebidos no porto da cidade com musicalidade regional, danças e receptividade diferenciada que marcou para sempre o evento como um novo momento da romaria das águas.

O Bira ao revitalizar o circuito do Círio, impulsionou os serviços e o comércio em geral, uma excelente tentativa de aquecer as vendas, onde todos ganham, desde o carregador no porto ao atender o turista, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, artistas, artesãos, músicos, por fim uma gama de segmentos que fomentam um produto turístico de sucesso.

Sem dúvida nenhuma, foi iniciado um grande leque de futuros empreendimentos entorno deste formato de Círio inovador, então no ano que vem já podemos sugerir mais inovações, por exemplo na área do comércio de alimentos, onde envolve lanchonetes e restaurantes, está faltando formatar o prato do Círio de Oriximiná que sem dúvida nenhuma é a tradicional tartaruga.

O circuito do Círio que envolve os restaurantes como o Cuca Legal, o Espaço Paraense, o Cliper Santo Antônio, entre outros, deveriam todos oferecerem ao turista, a paxicá, o sarapatel, a farofa no casco da tartaruga, os pratos tradicionais do quelônio como uma marca do nosso Círio - claro que as tartarugas devem ser de início fornecidas pelo município, com o selo do IBAMA tudo dentro da Lei, que isso é possível.

As lanchonetes deveriam formatar um sanduíche de picadinho de tartaruga, com uma salada de alface, cebola, pepino e tomante, coisa para iniciar, o que seria interessante é que esse sanduíche se destacasse como um produto do Círio - O turista chegando em qualquer lanche do circuito, todos oferecerem o sanduíche do Círio, depois alguém pode sugerir um nome regional e tal, assim como todos os restaurantes do circuito, obrigatoriamente em seus cardápios deveriam conter os mais variados pratos da tartaruga.

Imagine um turista chegar em Oriximiná para o Círio e onde ele for comer, lhe oferecerem o prato típico do evento, como o pato no tucupi e a maniçoba do Círio de Nazaré, isso seria fantástico, o La Casita deveria ter a pizza de tartaruga, por que não? Os músicos que se apresentam durante o Círio, deveriam ter por obrigação no repertório 30% de músicas ligadas ao evento - Por fim posso deixar de chamar a atenção para um detalhe difamador do norte do Brasil, que é o atendimento ao cliente, o serviço bom e barato e de qualidade.

Fui em vários ambientes e fiquei impressionado como ninguém te vende nada, a gente chega no local até para tomar uma cerveja, temos que comprar, por que nenhum garçom vende nada para nós, é incrível isso - Existe uma diferença entre vender e comprar, se eu chego num restaurante sento numa mesa, o que eu quero? Posso até não saber o prato, ou a bebida que quero, mas o garçom tem de me abordar e me vender algo que ele tem no empreendimento dele.

Melhorar o produto e a qualidade do serviço de atendimento é uma luta diária de qualquer negócio, os agentes turísticos do Círio das água de Oriximiná, devem encarar isso com muita boa vontade de superar esse que é um dos gargalos que emperra o turismo no norte do Brasil de ponta a ponta, você chega do Nordeste, Centro Oeste baixando o Brasil você sente a diferença na qualidade do serviço e no atendimento.

Pois de nada adianta o prefeito Ludugero fomentar o evento com altos investimentos, o Secretário Bira dar um show na ornamentação do circuito, na organização e na limpeza do local, e o agente turístico da ponta, que vai receber o turista que vem rezar, comer, beber e se divertir não fazer direito seu papel, primeiro não vai vender nada e depois reclamar que foi fraco, o pior é o turista que só vem uma vez, e não é isso que queremos.

Parabéns a administração Ludugero Tavares, a todos os profissionais e servidores que não mediram esforços para a realização do Círio que marcou um novo memento no empreendedorismo turístico de Oriximiná - No fim da festa magnífica, veio uma chuva de granizo sobre a cidade, para fechar com chave de ouro o melhor Círio de todos os tempos da nossa Princesa do Trombetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar o que quiser, apenas com coerência e sem ataques pessoais.