segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Pode-se comparar a um filme com várias interpretações. Mudam os atores, os figurinos, os cenários, mas a história é a mesma do começo ao fim.

● ÇAIRÉ OU SAIRÉ, A FÓRMULA ME PARECE REPETITIVA PARA UMA REGIÃO TÃO CRIATIVA - Sairé ou Çairé não importa. Resgatar, preservar, valorizar e divulgar a festa é o que importa. Sairé ou Çairé é cultura popular, é tradição, é turismo. Mistura que gera emprego e renda.  O que é muito válido mesmo que a festa de Alter-do-Chão seja uma clonagem do boi de Parintins, igualmente copiado pelo Festival das Tribos de Juruti.
Está certo que tudo o que é bom merece ser copiado. Mas a fórmula me parece repetitiva para uma região tão criativa. Nos três casos, o formato do espetáculo é idêntico: apenas dois grupos rivais e só uma lenda são levados à arena. Todo ano é o mesmo formato. Mudam as fantasias, as músicas, algumas coreografias, mas na essência é o mesmo do mesmo. Ou o mais do mesmo.
Pode-se comparar a um filme com várias interpretações. Mudam os atores, os figurinos, os cenários, mas a história é a mesma do começo ao fim. Sem surpresa. Essa zona de conforto não tira o brilho das festas. Continuam sendo um belo exemplo da rica diversidade cultura da Amazônia.
Mas se é tão rica, por que não sair dessa zona de conforto e explorar toda essa riqueza?
Tudo bem que a experiência ensina que “em time que está ganhando não se mexe”. Mas um pouco de ousadia não vai fazer o time perder. Ao contrário, pode ganhar muito mais, principalmente se vencer novos desafios.
E qual seria o desafio? Como todo respeito ao boto, em vez de repetir essa conhecida lenda, a festa poderia contar outras histórias, outros personagens da Amazônia. Exemplo: a própria história de Santarém, a época áurea da borracha, os segredos e as belezas do Tapajós, a diversidade da fauna e da flora, ou a lenda da Cobra Grande ou a do Muiraquitã. Enfim, o que não falta é história pra contar.
Se os donos do Tucuxi e do Cor-de-Rosa não aceitarem o desafio, então que se crie um novo evento, mais plural, mais diversificado, mais amplo, mais amazônico do que a repetida lenda dos botos. (Enviado pelo WhatsApp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar o que quiser, apenas com coerência e sem ataques pessoais.