quarta-feira, 18 de outubro de 2017

● QUEM TRABALHA DEUS AJUDA! Professora da rede municipal de ensino de Santarém, levou o título de melhor professora do Pará.

● PROFESSORA DE SANTARÉM VENCE FASE ESTADUAL DO PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL - A educação infantil da rede municipal de ensino de Santarém está em festa com o 1º lugar conquistado pela professora Adriane Gisele Sá Menezes, na fase estadual do Prêmio Professores do Brasil, categoria Creche. Ao todo, 486 projetos foram inscritos em todo o Estado.
Incentivada pela coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil José Procópio (Santana), Aldeísa Marques, e pela pedagoga da unidade, Paula Ferreira, a professora Adriane acreditou no seu sonho e se inscreveu no Prêmio com o projeto: A relação dos recursos hídricos com as lendas folclóricas amazônicas: na infância se produz conhecimento.
De acordo com Adriane, a ideia de escrever um relato de experiência sobre conservação e o uso consciente da água partiu da forte ligação que as lendas amazônicas têm com a água, além da problemática da falta de água no bairro onde o Cemei está localizado. “Com isso, elaborou-se um projeto interdisciplinar que abordasse o folclore e a importância da água para nossas vidas, especialmente na rotina das crianças na Creche e de que forma poderíamos amenizar a situação da falta de água através do projeto, introduzindo a questão cultural da nossa região”, explicou.
Em Brasília, cumprindo agenda de trabalho, o prefeito Nélio Aguiar, recebeu com muita alegria a notícia da premiação da professora. “A gente fica muito feliz. Esse ano, são vários prêmios obtidos por alunos, professores e Umeis. Isso demostra que nós estamos no caminho certo, demonstra o compromisso do governo, da nossa equipe e também dos nossos servidores com a educação no município de Santarém. Nós estamos buscando melhorar ainda mais o nosso Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – e trabalhar também a qualidade de ensino no nosso município, inclusive buscando parcerias com o Instituto Airton Senna, para que a evasão escolar no município chegue a zero e para alfabetizar as crianças na idade certa”, declarou.
Para a secretária municipal de Educação, professora Marluce de Pinho, o momento é de agradecer a professora Adriane pela iniciativa de inscrever o seu projeto, porque vai incentivar outros profissionais que atuam na rede municipal a também mostrarem o seu trabalho. “Todos os anos são abertos vários concursos estaduais e nacionais, e a gente sempre está incentivando os professores tanto das Umeis quanto das nossas escolas para que eles participem. Essa é uma forma da gente mostrar o trabalho dos professores do município. Tem muita coisa boa que os professores e gestores fazem nas escolas, mas fica no anonimato porque eles não se inscrevem. Muitas vezes eles acham que os projetos que eles fazem são tão pequenos diante de outros lá de fora, quando na verdade não é assim. São trabalhos simples, porém, muito bons”, destacou.
A coordenadora da Educação Infantil, Alyne Rodrigues destacou que a educação infantil é base e que o prêmio vem como reconhecimento a todo esforço que é empregado pelos profissionais que trabalham a educação das crianças na rede municipal. “Nós enquanto coordenação, incentivamos todos os espaços, todas as Umeis, que o trabalho seja desenvolvido com ética e responsabilidade. Então um prêmio como esse é muito gratificante”.
No Cemei Santana, orgulho é a palavra que define toda a equipe que trabalha com a professora Adriane. “Nós estamos muito orgulhosos da professora e da equipe no geral, porque todos apoiaram. Todos acreditaram que os sonhos são possíveis e a prova está aí. Ainda existem mais etapas e o sonho continua vivo”, frisou a coordenadora do Cemei, Aldeísa Marques.
Com o 1º lugar conquistado na fase estadual, Adriane agora concorre com projetos dos estados de Tocantins e Amazonas, na etapa regional, que deve ter o resultado conhecido no dia 31 de outubro.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Professores do Brasil – 2017 está na 10ª edição. É uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.
Em 2017, premia seis categorias: Creche, Pré-Escola, Ciclo de Alfabetização 1º, 2º e 3º ano, 4º e 5º ano (anos iniciais), 6º ao 9º ano (anos finais) e ensino médio.
Tem como objetivos: reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil; valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações; estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação; oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais; dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino.
No dia 6 de dezembro de 2017, será realizada a cerimônia de premiação da 10ª Edição do Prêmio Professores do Brasil, na Praça das Artes, na cidade de São Paulo. Nesta data conheceremos os 6 vencedores nacionais desta edição. (Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar o que quiser, apenas com coerência e sem ataques pessoais.