quinta-feira, 21 de agosto de 2014

● Para que serve mesmo esse tal de cê-cedilha? Tem que ajeitar essas leseiras da grafia

COMISSÃO DEBATE O FIM DO "Ç", "CH" E "SS"
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) vem aprofundando o debate nacional a respeito do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Professores e linguistas consultados e atendidos pela comissão têm usado o espaço para trocar opiniões a respeito da data oficial de implantação definitiva do acordo e de possíveis alterações em seu conteúdo. 
Uma das propostas é a criada pelo professor Ernani Pimentel, que acaba com o uso da letra "h" antes das palavras, do "ç", do "ss", "sc" e "xc" (que seriam substituídos pelo "s" simples), do hífen, do dígrafo "ch" (que seria substituído pelo "x"). Palavras também passariam e ser escritas como o fonema aponta como o "x" e o "s" com som de "z". A letra "u" após o "g" e "q" e antes de "e" e "i" também seria suprimido. 
Assim, a palavra homem passaria a ser escrita como “omem” e exame viraria “ezame”.
A comissão planeja trazer à tona os temas debatidos ao longo dos últimos meses em uma audiência pública, prevista para outubro. Atualmente não há nenhuma proposição formalizada na comissão a respeito do assunto. (DOL com informações da Agência Senado)

Um comentário:

Fique a vontade para comentar o que quiser, apenas com coerência e sem ataques pessoais.