quinta-feira, 29 de junho de 2017

● Reunião dos imortais da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS), nesta sexta (30), para escolher novos membros

● ALAS ELEGE NOVOS MEMBROS EFETIVOS NESTA SEXTA-FEIRA -  O presidente da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS), Ednaldo Rodrigues informou que nesta sexta-feira, 30/06, às 17h, no Centro Cultural João Fona, a entidade vai realizar o processo eleitoral para escolher novos membros vitalícios. Os eleitos vão ocupar as cadeiras de números: 05, 26, 31 e 33, que tiveram como últimos ocupantes os ex-acadêmicos: artesão Isauro Farias de Sousa, escritor Nicolino Castro Campos, artesã Raimunda Rodrigues Frazão e o escritor Éfrem de Jesus Neves Galvão, que tinham como patronos: o fotógrafo Apolônio Alves Pereira Fona, o poeta Manuel Rebouças de Albuquerque, o pintor Raimundo Alves Pereira Fona e o poeta Rui Paranatinga Barata, respectivamente.
As inscrições para participar do processo eleitoral encerram na ultima terça-feira, 27/06. De acordo com a diretoria da ALAS foram inscritos 9 personalidades da cultura local e regional para concorrer ao pleito, indicados pelas acadêmicos: Milton José Rego Corrêa, Odenildo Queiroz de Sousa, Hélcio Amaral de Sousa, Oti Silva Santos, Neucivaldo dos Santos Moreira, Odilson Matos Guimarães Rodrigues, Ivone da Silva Picanço, Aurenice Araújo Gabler, Francisco Edson de Sousa Oliveira e Ezelimar Roque de Lima.
Segundo o presidente, pelo edital, o candidato para concorrer uma cadeira da entidade precisa ser indicado por dois membros efetivos da ALAS. Além disso, precisa manifestar interesse pela Academia, por meio de ofício, declarar disponibilidade para participar de suas atividades, apresentar currículo e comprovar suas produções literárias, científicas ou artísticas.
Ednaldo Rodrigues informou ainda que a presidência da ALAS nomeia uma comissão especial, formada por três acadêmicos responsáveis por um relatório e parecer sobre cada uma das inscrições. Explicou, no entanto, que a manifestação da referida comissão não tem quaisquer influencia sobre o resultado da votação. A escolha de novos membros efetivos da ALAS é uma prerrogativa da Assembleia Geral da Academia. “Dos nove inscritos somente quatro serão eleitos, correspondente ao número de cadeiras vagas”.
Segundo o presidente, os resultados do processo eleitoral da ALAS serão divulgados a partir das 20h desta sexta-feira. A Academia de Letras e Artes de Santarém é constituída por 40 cadeiras, mas atualmente só há 36 ocupantes, o que será resolvido com a eleição e posse de quatro novos membros efetivos. (Fonte: Ascom/Alas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar o que quiser, apenas com coerência e sem ataques pessoais.