quarta-feira, 1 de junho de 2016

... era momento deste Governo Perereca também mostrar sua postura contra a corrupção, desgraça que ninguém suporta mais, mas não fizeram nada, premiaram uma canção pirata e ficou por isso – Cambada de lariquentos!

FEMUT 2016: MÚSICAS INÉDITAS SÓ DE SANTARÉM, OS DE FORA CONCORRERAM COM MÚSICAS PIRATAS E LEVARAM ATÉ TROFÉU
O Blog conversou com diversas pessoas que participaram como jurados e com pessoas que assistiram o IV FEMUT - Festival de Música do Tapajós, que teve sua final no ultimo sábado (28) em Santarém – Por unanimidade ouvimos que a música merecedora do 1° Lugar seria uma canção chamada “Poesia” de José Maria Pinto, mas não foi premiada – O resultado final foi: 1º Lugar: BLUES DA REVOLTA / Autores: Evonildes Fonseca Figueira e Anthymio Neto. Premiação/ 6 mil + troféu. 2º Lugar: A CANÇÃO MAIS SINCERA / Autores: Floriano e Renato Torres. Premiação/ 4 mil + troféu. 3º Lugar: NOSSO CURUMIM / Autor: Cristina Caetano. Premiação: 2 mil + troféu. Melhor Arranjo: BALEEIRA / Autor: Djalma Tadeu Pantoja/ Interprete: Mario Moraes. Premiação: 1 mil + troféu Melhor Letra: ACALANTO PRA FILHA QUE QUER CASAR/ Autor: Eduardo Serique. Premiação: 1 mil + troféu Melhor Interprete: ARDUME/ Autora: Clarice Sena. Premiação: 1 Mil + troféu – A polêmica se deu com a ‘CANÇÃO MAIS SINCERA’ que levou o 2° lugar, pelo fato de não ser mais inédita contrariando o regulamento do Festival, ninguém sabe por qual razão os organizadores não barraram a música – Veja bem, nosso Brasil passa por um momento de revolta contra a corrupção, contra essa mania de que pessoas levam vantagens por meios exclusos, injustificáveis, era momento deste Governo Perereca também mostrar sua postura contra a corrupção, desgraça que ninguém suporta mais, mas não fizeram nada, premiaram uma canção pirata e ficou por isso – Cambada de lariquentos!

Um comentário:

  1. Na verdade foram três composições sem nenhum critério de ineditismo, pois já haviam participado de diversos festivais. O fato é que esse negócio de Festivais é igual aquelas pessoas que passam a vida toda estudando para concursos públicos. Aonde descobrem um vão lá se inscrevem e arriscam uma aprovação. Isso acontece com os conhecidos 'FESTIVALEIROS' que inclusive, se auto rotulam e se gabam do currículo de quantos festivais já se inscreveram ou participaram. Tem também compositores que fazem música para vender para outros sem nenhuma condição ou expressão de compositor, mas por cantarem bem compram o produto e o inscrevem como autores e próprios intérpretes. No caso do IV FEMUT é revoltante que canções bastante expressivas tenham ficado de fora da final, considerando que 03 das 12 finalistas estavam irregulares, pior em saber que a Coordenação foi alertada antes do início da sessão que premiaria os vencedores. A desculpa é de que os concorrentes teriam que ter incluído recurso de reclamação formal, mas não o fizeram em tempo, porém, uma vez que foram alertados por whatsapp e por uma pessoa de confiabilidade e respeito, a saber o professor e músico Edmarcio Paixão, a Coordenação poderia na pessoa do Zeca, Eduardo Dias ou próprio Nato, ter nos alertado com a orientação do procedimento, mas preferiram ficar passivos, acovardados e sabendo que pelo menos duas canções, a de Alfredo Reis (NAVE MAR) e do Floriano/Renato Barros(A CANÇÃO MAIS SINCERA), que inclusive levou 4 paus e um troféu de 2º lugar eram velhas conhecidas do público, inclusive fartamente disponíveis no youtube e canais de divulgação. Depois encontrou-se também a música de Geandro Pantoja/Demétrios Haidos(NUSICALIDADE), cuja havia sido inscrita e participado do FECANI 2014, em Itacoatiara. É desanimador para os compositores que poderiam estar de igual pra igual concorrendo na finalíssima e viram suas perspectivas serem suprimidas por três canções com inscrições irregulares. Não estou em meus comentários julgando a honestidade da coordenação, mas afirmando a sua falta de postura, atitude e comprometimento junto a organização do Femut.
    Para finalizar reitero que o primeiro lugar do festival BLUES DA REVOLTA foi merecido sem qualquer contestação. As preferências são aceitáveis, porém o público não é jurado, só assiste e aplaude o que mais lhe emociona ou convém.
    Deixo aqui meu comentário aberto com minha OPINIÃO MAIS SINCERA, bem mais que a música do segundo lugar que de sincera não teve nada.
    O resultado MORAL do Femut seria:
    1º lugar BLUES DA REVOLTA(Evonildes Fonseca/Anthymio Neto)
    2º lugar NOSSO CURUMIM(Cris Caetano)
    3º lugar SINA DE CANTADOR (Chermont Jr)

    Com alusão a música POESIA(Zé Maria e João Picanço) considero uma das melhores revelações da língua portuguesa. Letra impecável)

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar o que quiser, apenas com coerência e sem ataques pessoais.