PUBLICIDADE DO GOVERNO CRESCE 65% NO SEMESTRE
O gasto do governo federal com publicidade cresceu 65% no
primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2015.
Levantamento do site Contas Abertas mostra que as despesas subiram de R$ 234,1
milhões, no ano passado, para R$ 386,5 milhões, em 2016. O montante inclui
publicidade pública, institucional, legal e mercadológica. A maior parte do
desembolso foi realizada um mês antes de a presidente Dilma Rousseff ser
afastada do Palácio do Planalto pelo Senado, em maio, e no mês posterior à posse
do presidente em exercício Michel Temer. Em abril, foram destinados R$ 79,9
milhões para publicidade – quase o dobro (98%) do que no mesmo mês de 2015. Em
junho, os gastos foram de R$ 82,1 milhões, valor cerca de 50% superior ao do
mesmo mês do ano passado. O Estado apurou que o governo Temer vai cortar no
mínimo 25% dos gastos com publicidade em 2017. O Planalto quer focar suas
propagandas em ações de utilidade pública e menos em publicidade institucional.
O governo também vai revisar no próximo ano os gastos das estatais. Eletrobrás
e Correios, por exemplo, vão diminuir não só os investimentos em publicidade,
mas também os com patrocínios, porque enfrentam problemas de caixa. Leia mais
no Estadão.
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