quinta-feira, 23 de novembro de 2017

● Solenidade da Comenda de N. S. da Conceição nesta manhã de quinta (23) na Câmara de Municipal de Santarém

● CÂMARA MUNICIPAL DE SANTARÉM ENTREGA COMENDA LEGISLATIVA DO MÉRITO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - Em homenagem ao Ano Mariano, quatro mães foram agraciadas com a comenda na sessão que antecede o Círio da padroeira de Santarém.
Às vésperas da 99ª edição do Círio da padroeira dos santarenos, a Câmara Municipal de Santarém realizou na manhã desta quinta-feira, 23/11, uma sessão solene em homenagem à Nossa Senhora da Conceição.
A solenidade, fruto do Decreto Legislativo de nº 001, de 08 de junho de 2016, que institui a quinta-feira anterior ao domingo do Círio da Conceição de cada ano, para as homenagens do Poder Legislativo Municipal à Virgem da Conceição, reuniu o presidente da Casa, vereador Antonio Rocha, entre outros parlamentares, o Prefeito de Santarém, Dr. Nélio Aguiar, o Bispo da Diocese, Dom Flávio Geovenale, a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, sra. Celsa Brito, a ex-vereadora e autora do Decreto que criou a Comenda do Mérito Nossa Senhora da Conceição, Ana Elvira Alho, entre outras autoridades.
A sessão solene iniciou com a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição, que foi recebida com fervor pelos presentes. As apresentações musicais ficaram por conta da Filarmônica Municipal Prof. José Agostinho. Este ano, a Comenda do Mérito de Nossa Senhora da Conceição, conferida privativamente pela Câmara Municipal a quatro pessoas e/ou instituições, que façam jus à homenagem em decorrência de relevantes serviços prestados ao município, agraciou quatro mães, em alusão ao Ano Mariano. indicadas e votadas pelos 21 vereadores.
● ANA CAMPOS DA SILVA CALDERARO –Advogada e professora, ela foi catequista por mais de cinco anos na Paróquia de Nossa Senhora das Graças. Atuou como secretária do Conselho Econômico da Diocese de Santarém; foi membro da Diretoria das Obras Sociais da Diocese de Santarém, Conselho Diocesano de Radiodifusão e da Diretoria da Fundação Cultural Dom Tiago. Apresentou durante muitos anos na Rádio Emissora de Educação Rural de Santarém Ltda. o programa Momento do Círio e Momento da Festa. Participou também da transmissão radiofônica do Círio de Nossa Senhora da Conceição entre os anos de 1991 e 2014.
● MARIA DO SOCORRO SILVA LIMA – Católica dedicada à sua igreja, participa do Movimento de Cursilho de Cristandade da Diocese de Santarém há 43 anos. Movimento este que lhe despertou o espírito cristão atuando como vice-coordenadora por dois mandatos. Hoje faz parte da equipe do Pós-Cursilho e do Núcleo Comércio I. Desde 1996 participa da coordenação da Caminhada de Fé com Maria, na qual atualmente é responsável pela equipe de transporte.
● ANTÔNIA PADILHA DE MORAIS – Boliviana naturalizada brasileira, Antônia chegou ao município de Santarém em 1962. Trabalhou como professora por vários anos na área da educação. Como catequista trabalhou 10 anos na Paróquia de Nossa Senhora de Aparecida, em Guajará-Mirim, Rondônia, e 22 anos na Paróquia de São Sebastião, Diocese de Santarém. Atualmente exerce o trabalho voluntário, como monitora na Pastoral do Menor de Santarém, desde 2003, e também exerce a função de ministra da eucaristia na Paróquia de São Sebastião.
● MARIA DAS GRAÇAS DE AGUIAR – Natural de Ubajara, no Ceará, veio para Snatarém aos 8 anos de idade. Criada em uma família católica, temente a Deus e devota de Nossa Senhora, recebeu o ensinamento de seus pais a oração do terço e a vivência da fé. Reza o terço diariamente e recebe todo dia 13 de cada mês o oratório de Nossa Senhora, para a Oração do Terço em Família. Participa do Movimento de Cursilhos de Cristandade há 17 anos e faz parte da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, onde exerce a função de Ministra Extraordinária da Comunhão.
As medalhas foram abençoadas pelo bispo antes de serem entregues pelos vereadores Antonio Rocha, Henderson Pinto, Silvio Neto e a Ex-vereadora Ana Elvira de Mendonça Alho. Para Maria do Socorro Silva Lima, que falou em nome das demais homenageadas, receber a Comenda é motivo de alegria e orgulho. "Receber hoje esta homenagem que leva o nome da nossa padroeira é uma bênção. Quando dedicamos parte da nossa vida para evangelizar, levar a palavra de Deus às pessoas, não o fazemos com o intuito de sermos reconhecidos, mas gostaria de agradecer em nome de todas as agraciadas por este mérito", finalizou.
O vereador Antonio Rocha parabenizou a ex-vereadora Ana Elvira pela iniciativa da criação da Comenda e comemorou a realização da sessão com a presença da imagem peregrina. "Poder receber a imagem peregrina de Nossa Senhora às vésperas do Círio é motivo de muita alegria. Que a padroeira dos santarenos possa continuar nos abençoando. Um feliz Círio a todos!"
(Poliane Guimarães - Assessoria de Imprensa do Vereador Antonio Rocha – PMDB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar o que quiser, apenas com coerência e sem ataques pessoais.