sábado, 15 de maio de 2021

● VEJA A OPINIÃO FORTE de um dos maiores profissionais de marketing político da atualidade, Chico Cavalcante fala sobre os caminhos que Lula deve seguir em sua campanha de 2022.

● PENSO QUE A CAMPANHA DE LULA SERÁ EXTREMAMENTE EMOCIONAL. Não falará apenas de economia, ou do resgate de programas sociais que também foram mortos pelos que o sucederam, mas sobretudo dará ao brasileiro comum o sentimento de proteção, de carinho, de acolhimento, que todos nós queremos nos momentos mais críticos da nossa vida. E a pandemia exacerbou essa necessidade.

Existem duas tipologias de conjunturas: a da conservação (continuidade) e a da mudança. Vivemos a conjuntura da mudança e Lula a encarna com maestria. Não é uma “volta” no sentido de retrocesso. É, quando muito, um passo atrás para dar um impulso adiante. Para saltar para frente. Nesse sentido, será uma campanha de esperança num futuro melhor. Quem pode prometer isso? Quem já fez. Então os depoimentos de pessoas que viveram a era Lula e mudaram as suas vidas serão fartamente utilizados.

Aprendemos na academia que há quatro arquétipos que podem definir um candidato. São eles: herói, homem simples, pai e o líder-charme. Quando chegou ao poder em 2002 Luiz Inácio Lula da Silva era um homem simples que emergiu das massas e chegou ao poder. Hoje ele é a somatória das quatro características. Quem mais tem isso? Ele é o herói que sobreviveu a duas prisões injustas, ele é o homem simples que trabalhou e viveu como operário, ele é o pai que pode acolher seus filhos maltratados por um molestador autoritário e é o líder-charme que hipnotiza a plateia com discursos ora inflamados ora simples como a fala de um amigo. Lula deve ser o próximo presidente do Brasil por ter conseguido, como ninguém, fundir os arquétipos e sobreviver à sombra e ao calvário. A campanha teria que errar muito para não garantir, na TV, no rádio e nas redes sociais, que Lula apareça do tamanho da esperança que o povo brasileiro tem, de sair do inferno onde se encontra.

(CHICO CAVALCANTE é Jornalista, publicitário e consultor de marketing. Diretor de Criação da Vanguarda Propaganda e da V2/Vanguarda Comunicação de Varejo.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar o que quiser, apenas com coerência e sem ataques pessoais.