Neste universo, da cor da gravata ao timbre de voz, tudo
é passível de ser trabalhado por equipes que abrangem de profissionais do
teatro à saúde, para aumentar as intenções de voto. Na liderança das pesquisas,
o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou uma gravata verde e amarela
em recente encontro com o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, para imprimir
imagem de estadista no início de seu périplo pelo exterior.
O atual presidente, por sua vez, exigiu um ato modesto,
sem festa, para se filiar ao PL. Bolsonaro quis passar uma mensagem oposta à do
ex-juiz da Lava Jato Sérgio Moro, que se filiou antes ao Podemos. O partido de
Moro organizou um megaevento, em auditório muito maior do que a oportunidade
exigia. Nem todos os convidados compareceram.
VOZ. Na esperança de ser o nome mais importante da
terceira via, o ex-juiz e ex-ministro da Justiça recorreu à fonoaudiologia para
corrigir a voz estridente. “O Brasil não precisa de líderes que tenham voz
bonita. O Brasil precisa de líderes que ouçam e atendam a voz do povo
brasileiro”, desconversou ele, em novembro, ao discursar na cerimônia de
filiação ao Podemos. Àquela altura, porém, Moro não apenas fazia impostação de
voz como treinava dicção e técnicas de oratória.
“Aparência é fundamental? Com certeza. No dia do seu
casamento, você não vai todo esculhambado. Se os candidatos soubessem o poder
da voz, falariam menos”, diz o publicitário Duda Lima, há 20 anos no marketing
de campanhas.
Segundo especialistas, é comum que alguns candidatos
recorram a profissionais de teatro para aliar uma boa postura com o tom de voz
adequado ao interagir com eleitores. A ideia é que o candidato caminhe com
naturalidade, por exemplo, e não se mostre uma pessoa muito “dura”. No entanto,
as características do debate político na internet também reduziram o peso das
estratégias convencionais de marketing eleitoral. A naturalidade, ainda que não
aquelas recomendadas nos manuais políticos, é sempre bem-vinda.
PALHAÇO. “Com as redes sociais, o candidato está mais
exposto, não dá para esconder nada. Com Collor criou-se uma imagem de caçador
de marajá, por exemplo”, lembrou Duda Lima, numa referência ao atual senador
Fernando Collor (PROS-AL), eleito presidente em 1989. “Hoje, com tanta
informação, não dá mais para construir um candidato.”
A opinião é compartilhada pelo cientista político
Gaudêncio Torquato. “Você não pode transformar um palhaço em um cara muito
sério, nem um cara muito sério em um palhaço. O que o eleitor quer é
naturalidade, espontaneidade. O voto está saindo do coração para a cabeça. O
eleitor está mais racional.”
ORGÂNICO. Nesse contexto, ficou mais complexo fazer uma
campanha na internet. Para o economista Maurício Moura, CEO do IDEIA Big Data e
especialista em psicologia política pela Universidade de Stanford, é preciso
produzir peças de campanha que façam com que os apoiadores se sintam motivados
a disseminar as mensagens. Esta seria a chamada “rede orgânica” nas
plataformas.
“Não existe um presidenciável hoje, no planeta Terra, que
possa dispensar uma estrutura digital de 360º: coleta de dados, de conteúdo via
celular ou qualquer outro tipo de mídia, uso de todas as redes sociais e da
web. Isso deixou de ser um diferencial para ser uma premissa”, afirma ele.
Uma chegada de afogadilho nas redes, segundo Moura, tende
a não funcionar. A preparação de cadastros, de influenciadores, de canais e de
mensagens replicáveis pode levar meses ou anos. “Todo contato é uma
oportunidade de coletar informação, consentimento, fazer um cadastro e isso se
retroalimenta ao longo do tempo”, diz. “O conteúdo da campanha acaba no
mandato: jingle, slogan, vídeos. Mas a organicidade da disseminação de
conteúdo, as redes que se criaram, andam para frente.”
Uma das maneiras de reforçar a rede virtual é coletar
informações de apoiadores a cada contato físico com o candidato. Em junho do
ano passado, uma ‘motociata’ do presidente em São Paulo serviu para que o grupo
de bolsonaristas por trás do ato construísse um polêmico banco de dados com
informações de 500 mil pessoas que se interessaram pela manifestação. Bolsonaro
e Lula estão isolados na corrida, no quesito mobilização de redes orgânicas.
(Fonte: Julia Affonso e Vinícius Valfré/Estadão Conteúdo)
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