Este balanço positivo não é percebido em outros
municípios da região, como é o caso de Oriximiná e Itaituba, que enfrentam
graves problemas orçamentários, inclusive com dificuldades para cumprir a folha
de pagamento de servidores públicos.
Em abril de 2022, representantes sindicais, entidades
não-governamentais, associações e lideranças políticas realizaram uma
manifestação nas ruas de Oriximiná. No protesto, os manifestantes
reivindicavam garantia de direitos dos profissionais da área da saúde e
educação, entre eles, o reajuste salarial e melhores condições estruturais para
o trabalho, que possui instalações em péssimas condições até hoje.
Em Itaituba, a falta de gestão nas contas prejudica a
possibilidade de realizar obras na cidade, que possui graves problemas de estrutura.
Em fevereiro de 2023, moradores interditaram o trecho de uma via conhecida como
Estrada do BIS. Com pneus bloqueando a via, os moradores chamaram a atenção do
poder público para que a estrada recebesse uma reforma, já que o trecho
apresenta buracos, lama e falta de sinalização.
Santarém, exemplo a ser seguido
Já em Santarém a realidade é diferente, já que o
equilíbrio orçamentário da prefeitura de Santarém proporciona mais crescimento
de investimentos no município, com geração de emprego e renda, além de obras de
infraestrutura.
Um dos exemplos do equilíbrio econômico de Nélio Aguiar é
o anúncio da Ordem de Serviço para a construção, reforma e ampliação de 19
escolas municipais, localizadas na área urbana, além do Centro de Educação
Infantil (Cemei) Paulo Freire. Estas obras compreendem um investimento de mais
de R$ 44 milhões.
A prefeitura também beneficiou diretamente os servidores
da educação, que receberam no dia 25 de janeiro deste ano, o pagamento do
salário do mês via Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb). A todo, 3.034
servidores do grupo do magistério já recebem o salário com o reajuste do novo
Piso Nacional, que passou a ser de R$ 4.420,55.
Pela comemoração dos 362 anos, a gestão de Nélio Aguiar
entregou, no dia 10 de julho, 4.675 metros de pavimentação na grande área do
Santarenzinho, beneficiando diretamente as Ruas dos Lírios, das Margaridas,
Verbena, Alameda Libra e Nossa Senhora do Rosário.
Esses iniciativas da prefeitura são alguns exemplos de
como o equilíbrio orçamentário é importante para proporcionar uma boa gestão
financeira de recursos, que viabilizam obras e projetos essenciais para a
população.
(Fonte: O IMPACTO - ZERO 94 - Foto: Reprodução)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar o que quiser, apenas com coerência e sem ataques pessoais.