terça-feira, 10 de outubro de 2023

● AJUDA FEDERAL URGENTE - O presidente da FAMEP Nélio Aguiar acionou Brasília buscando ajuda emergencial aos atingidos pela estiagem na região do Tapajós.

SECA NO TAPAJÓS - FAMEP BUSCA AJUDA FEDERAL - Na manhã de segunda (9) a FAMEP protocolou dois Ofícios solicitando de forma emergencial providências quanto ao estado de seca que vem atingindo municípios do estado do Pará.

O presidente Nélio Aguiar preocupado com a situação, fala da urgência na tomada de providências para diminuir os danos sofridos pelos municípios paraenses, "Essa é a maior estiagem que o Pará vem enfrentando dos últimos 15 anos e vem atingindo principalmente as comunidades ribeirinhas, há necessidades de respostas emergenciais por parte dos municípios e precisamos de ajuda do governo federal, principalmente na perfuração de poços artesianos, no fornecimento de água potável e de cestas básicas, no auxílio também de dragagem de alguns canais para facilitar o acesso e a integração de algumas comunidades ribeirinhas." Nélio finaliza explicando que o estado do Pará já está com muitas comunidades isoladas, onde as pessoas já não conseguem mais chegar ou sair da comunidade devido as secas dos lagos e dos igarapés.
A FAMEP ressalta que esses documentos surgiram a partir da reunião que foi realizada com a Bancada Federal que aconteceu no dia 4 de outubro em Brasília e pôde reunir vários prefeitos e prefeitas paraenses, devido a Mobilização Municipalista promovida pela CNM que ocorreu no mesmo período. Os documentos que foram protocolados foram, o Ofício 089/2023 e o Ofício – 090/2023.

● O OFÍCIO 089/3023, foi protocolado na Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental - SNSA, ao Secretário Leonardo Picciani, no qual a FAMEP solicita providências para a criação de um programa emergencial com o objetivo de solucionar e minimizar os impactos nos municípios e comunidades afetadas por estes problemas, sugerindo a construção de poços artesianos para o abastecimento de água nestas referidas regiões;

● E O OFÍCIO – 090/2023, que foi protocolado no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT ao Superintendente Regional, Diego Benitah Batista. Que solicita providências para a criação de um programa emergencial com o objetivo de solucionar e minimizar os impactos nos municípios e comunidades afetadas por estes problemas. O documento sugere ações de dragagem de alguns canais para facilitar a integração e mobilidade das populações atingidas. (Fonte: ASCOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar o que quiser, apenas com coerência e sem ataques pessoais.