JANOT DIZ QUE MINISTRO DO TURISMO RECEBEU DINHEIRO
DO PETROLÃO
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, entrou na
mira do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O procurador afirmou ao
Supremo Tribunal Federal que Alves atuou para obter recursos desviados da
Petrobras em troca de favores para a empresa OAS. Segundo Janot, parte do
dinheiro desbaratado pela Operação Lava Jato abasteceu a campanha de Alves ao
governo do Rio Grande do Norte em 2014, quando ele acabou derrotado. Uma das
negociações envolveria o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo
Cunha (PMDB-RJ), e o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro. As afirmações da
Procuradoria constam do pedido de abertura de inquérito para investigar os
três, enviado no fim de abril ao Supremo, mas até hoje mantido sob sigilo.
Ainda segundo Janot, em seu despacho divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo,
Eduardo Cunha e Alves atuaram para beneficiar empreiteiras no Congresso,
recebendo doações em contrapartida. “Houve, inclusive, atuação do próprio
Henrique Eduardo Alves para que houvesse essa destinação de recursos, vinculada
à contraprestação de serviços que ditos políticos realizavam em benefício da
OAS”, ressaltou Janot. “Tais montantes (ou, ao menos, parte deles), por outro
lado, adviriam do esquema criminoso montado na Petrobras e que é objeto do caso
Lava Jato”, completou. Essa é a primeira vez que o procurador-geral da
República liga os repasses feitos para Alves aos desvios feitos na Petrobras.
Henrique Eduardo Alves foi ministro do Turismo do governo Dilma e voltou ao
cargo com Michel Temer. As suspeitas são de corrupção ativa, passiva e lavagem
de dinheiro. (Política Livre)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar o que quiser, apenas com coerência e sem ataques pessoais.